Açaibot: robô paraense representa inovação no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar

Índice

O Açaibot, primeiro robô colhedor de açaí com tecnologia 100% paraense, foi o grande destaque da feira de tecnologias promovida durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, nesta segunda-feira (30), em Brasília. O evento aconteceu em frente ao Palácio do Planalto, com a presença de autoridades e representantes do setor rural.

R$ 89 bilhões para agricultura familiar

Durante o evento, o governo federal anunciou R$ 89 bilhões em investimentos para pequenos produtores, com políticas públicas que incluem crédito rural, seguro agrícola, garantia de preço mínimo e assistência técnica.

Um dos objetivos é facilitar o acesso de agricultores da Amazônia ao Açaibot, por meio de linhas de crédito e apoio técnico, estimulando o uso da tecnologia em áreas produtivas de açaí no Pará.

Açaibot eleva produtividade com segurança e sustentabilidade

O Açaibot impressiona por sua capacidade de até 100 subidas e descidas com uma única carga de bateria, aumentando a produtividade de forma segura e sustentável. A tecnologia também reduz os riscos de acidentes com peconheiros e contribui para o combate ao trabalho infantil.

O robô é controlado remotamente e permite a coleta de frutos que antes não eram aproveitados pela colheita manual, sem causar impacto ao meio ambiente.

“Desenvolvemos toda essa tecnologia no Estado do Pará. É um orgulho muito grande mostrar o Açaibot aqui em Brasília”, afirma Marcelo Feliciano, CEO da Kaatech

Pré-venda do Açaibot já está disponível

A pré-venda do Açaibot já começou. Interessados podem reservar uma das 1.000 unidades disponíveis com pagamento facilitado por meio do site oficial:
👉 www.kaatech.com.br

Desde o protótipo inicial, o robô passou por diversas melhorias, sendo o primeiro passo para a modernização da cadeia produtiva do açaí.

Mais inovações do Grupo Kaa

Além do Açaibot, a empresa Kaatech, integrante do Grupo Kaa, também desenvolveu:

  • Cabovias elétricas, que agilizam o transporte do açaí na floresta;
  • Sistema de produção de açaí em pó, que preserva 99% das propriedades nutricionais do fruto;
  • Fábricas sustentáveis, como a de basquetas biodegradáveis e geração de energia limpa a partir do caroço do açaí.

O complexo industrial está localizado em Icoaraci, distrito de Belém (PA), com expectativa de gerar mais de 4 mil empregos e beneficiar diretamente cerca de 200 mil pessoas da cadeia do açaí na Amazônia.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *